Informações da Secretaria

  • CNPJ

  • Telefone

    (87) 98835-3114 / Ramal – 111

  • E-mail

    sinval.ferreira@araripina.pe.gov.br

  • Horário de atendimento

    8h às 14h

  • Endereço

    Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, Centro, (próximo ao fórum), Araripina – PE, 56280-000

Informações do Secretário(a)

  • Nome

    Sinval Ferreira dos Santos

  • Cargo

    Secretário(a) de Desenvolvimento Social

  • Posse

  • Amparo legal

  • Matrícula

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Desenvolvimento Social oferece serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Básica e Especial para a família, indivíduos e pessoas que deles necessitarem. Tem como foco prioritário a proteção social da família, acolhendo em suas necessidades básicas, de sobrevivência, convivência familiar e comunitária, considerando o bairro e a comunidade em que vivem e que tipo de proteção são necessárias.

Serviços da Secretaria

FINALIDADE:

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a
adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto,
determinadas judicialmente. Contribui para o acesso a direitos e para a ressignificação
de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do serviço
faz-se necessário a observância da responsabilização face ao ato infracional praticado,
cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e
normativas específicas para o cumprimento da medida.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com
violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual;
afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de
rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia;
descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de
violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de
Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre
outras.
Documentos: RG, CPF e NIS.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço poderá solicitar no endereço abaixo:
Rua José Arnoud Campos, 618, Centro, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Não há prazo.
Formas de acompanhamento e solicitação: Presencial ou por meio do WhatsApp: (87) 99193-7250 de segunda a sexta de 08h às 14h.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE:

Promover ações estratégicas para prevenir, enfrentar e erradicar o trabalho infantil, bem
como proteger crianças e adolescente identificadas em situação de trabalho infantil no
município de Petrolina/PE, em articulação com a rede socioassistencial do SUAS,
demais políticas públicas, segmentos e Conselhos, de caráter intersetorial.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Crianças e adolescentes identificadas em situação de trabalho infantil no município de Araripina/PE.
Documentos: Certidão de Nascimento, RG e CPF.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer nas sedes abaixo:
CREAS – Endereço: Rua José Arnoud Campos, 618, Centro, Araripina/PE
CRAS I – CAVALETE: Rua Júlio Valdevino, s/n, Cavalete I – Araripina/PE
CRAS MARIA COELHO DANTAS: Rua Ana Ramos Lacerda, s/n, centro,
Araripina/PE
CRAS JÚLIA LOPES ELÓI: Avenida Central, 213, Distrito de Morais, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Não há prazo.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial ou por meio do whatsapp: (87) 99193-7250, de segunda a sexta de 08h às 17h.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE:

O PASSE LIVRE é um programa do Ministério da Infraestrutura que garante a pessoas
com deficiência e comprovadamente carentes o acesso gratuito ao transporte coletivo
interestadual por rodovia, ferrovia e barco. O programa é para pessoas com deficiência
física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica, de baixa
renda.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Para pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica, de baixa renda.
Documentos: • Formulário para Requerimento de Beneficiário; • Declaração da Composição e Renda Familiar (que é a segunda página do formulário); • Atestado/Relatório Médico Padrão do Passe Livre; • 1 foto 3×4; • Documento de Identificação; • Comprovante de Residência; e • Se o requerente é um menor de idade e o pai ou mãe não forem os responsáveis legais, é necessário que seja encaminhado o Termo de Tutela ou Curatela. • Forma Manual : Deve imprimir os formulários, preenchê-los e enviá-los pelos Correios juntamente com 01 (uma) foto 3X4, cópia da carteira de identidade. • Pela Internet: Pode ser feito de forma rápida e prática pela internet, com o número do seu CPF, dos seus familiares e /ou acompanhante, seus documentos pessoais escaneados ou fotografados. OBS: A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação disponibiliza gratuitamente para os cidadãos a solicitação da Carteira Interestadual pela internet.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer nas sedes abaixo:
CRAS I – CAVALETE: Rua Júlio Valdevino, s/n, Cavalete I – Araripina/PE
CRAS MARIA COELHO DANTAS: Rua Ana Ramos Lacerda, s/n, centro,
Araripina/PE
CRAS JÚLIA LOPES ELÓI: Avenida Central, 213, Distrito de Morais, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Não há prazo.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA: 

Não há custo.

FINALIDADE:

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso
aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a
vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual,
conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

PRÉ REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não; Estar inscritos no CadÚnico com NIS
ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos; Possuir renda familiar de
até 2 salários mínimos.
Documentos: RG, CPF, Endereço, Inscrição no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos;

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer em uma das sedes abaixo:
CENTRAL DO CADASTRO ÚNICO: Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, centro,
Araripina/PE
CRAS I – CAVALETE: Rua Júlio Valdevino, s/n, Cavalete I – Araripina/PE
CRAS MARIA COELHO DANTAS: Rua Ana Ramos Lacerda, s/n, centro,
Araripina/PE
CRAS JÚLIA LOPES ELÓI: Avenida Central, 213, Distrito de Morais, Araripina/PE
CENTRO DE CONVIVÊNCIA RANCHARIA – Rua Luiz Lopes de Carvalho, s/n,
Distrito De Rancharia
CENTRO DE CONVIVÊNCIA GERGELIM – Rua Pedro Álvares Cabral, 829,
Distrito De Gergelim
UNIDADE DE ATENDIMENTO DO CADASTRO ÚNICO – NASCENTE – Rua
São João, 680, Nascente
CENTRO DE CONVIVÊNCIA RANCHARIA LAGOA DO BARRO – Rua São
Francisco, 601, Distrito de Lagoa do Barro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 14h, na Central do Cadastro Único e de segunda a sexta
de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Não há prazo.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial ou por meio do WhatsApp: (87) 98149-6167, de segunda a sexta-feira de 08h às 14h.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE:

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e
como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal,
mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever
ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários
programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é
ter sempre seu cadastro atualizado.

BENEFÍCIOS DO CADASTRO ÚNICO:
O CadÚnico é a base para a aprovação em vários programas de assistência. Citaremos
apenas alguns dos benefícios do governo para as pessoas de baixa renda:
-Bolsa Família
-Aposentadoria de baixa renda (BPC);
– Aposentadoria de pessoa com deficiência (BPC);
-Programa Minha Casa, Minha Vida
-Tarifa Social de Energia Elétrica;
-Carteira do Idoso;
-Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
-Identidade jovem;
-Passe Livre para pessoas com deficiência;
– Entre outros.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
Possuem renda mensal familiar total de até três salários mínimos;
Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum
programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
Para pessoas dos programas e benefícios dos governos federal, estadual e municipal;
Documentos: RG ,CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, número do telefone, certidões necessárias (casamento, nascimento), procuração ou termo de curatela caso se enquadre nesse requisito.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer na Central de Atendimento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família de Araripina –PE, localizado na Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, centro, Araripina/PE.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 14h.
Agendamento prévio: Através do WhatsApp: (87) 98149-6167.
Prazo para atendimento: Foram adotadas medidas de prevenção ao covid-19 com redução de vagas pra evitar aglomerações, sendo necessário o agendamento através do WhatsApp: (87) 98149-6167.
Formas de acompanhamento e solicitação: Presencial ou por meio do WhatsApp: (87) 98149-6167, de segunda a sexta das 08h as 14h.
Registro no CADÚNICO pela internet: Pela internet, só é possível acessar os dados de quem já é cadastrado. A inscrição no CadÚnico precisa ser presencial.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE:

São benefícios da Política de Assistência Social, de caráter suplementar e provisório,
prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de
vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade que atendam aos seguintes critérios:
Renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo;
Em situação de vulnerabilidade advindo, por exemplo de estado de emergência e
calamidade pública;
Em situação de rua;
Não ser contemplado com programas de transferência de renda da mesma natureza, com
exceção dos casos em que haja uma avaliação pela equipe técnica da assistência social
como de extrema necessidade.
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS) e, em alguns casos, laudo do Instituto Médico Legal – IML ou do Serviços de Verificação de Óbitos – SVP.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar os serviços deverá comparecer nas sedes abaixo:
CRAS I – CAVALETE: Rua Júlio Valdevino, s/n, Cavalete I – Araripina/PE
CRAS MARIA COELHO DANTAS: Rua Ana Ramos Lacerda, s/n, centro,
Araripina/PE
CRAS JÚLIA LOPES ELÓI: Avenida Central, 213, Distrito de Morais, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Não há prazo.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE: 

Tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de
potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da
pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos,
dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento
social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Oferta os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com a
finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus
vínculos e a violência no âmbito de suas relações, garantindo a proteção social; e o
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado em grupos, de
modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com seu ciclo de
vida, fortalecendo os laços familiares e comunitários através de trocas intergeracionais e
afetivas.
No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e
podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada
(BPC).
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Rua Júlio Valdevino, S/N, Cavalete I, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE:

Tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de
potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da
pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos,
dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento
social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Oferta os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com a
finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus
vínculos e a violência no âmbito de suas relações, garantindo a proteção social; e o
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado em grupos, de
modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com seu ciclo de
vida, fortalecendo os laços familiares e comunitários através de trocas intergeracionais e
afetivas.
No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e
podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada
(BPC).
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Rua Ana Ramos Lacerda, S/N, Centro, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE:

Tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de
potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da
pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos,
dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento
social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Oferta os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com a
finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus
vínculos e a violência no âmbito de suas relações, garantindo a proteção social; e o
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado em grupos, de
modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com seu ciclo de
vida, fortalecendo os laços familiares e comunitários através de trocas intergeracionais e
afetivas.
No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e
podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada
(BPC).
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Avenida Central, 213, Distrito de Morais, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA: 

Não há custo.

FINALIDADE: 

Acompanhamento de famílias e indivíduos, realizado em grupos, de modo a garantir
aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com seu ciclo de vida, fortalecendo
os laços familiares e comunitários através de trocas intergeracionais e afetivas.
Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Crianças, adolescentes e idosos que se encontram nas situações de vulnerabilidade e risco social.
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Rua São Francisco, 601, Distrito de Lagoa do Barro, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE:

Acompanhamento de famílias e indivíduos, realizado em grupos, de modo a garantir
aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com seu ciclo de vida, fortalecendo
os laços familiares e comunitários através de trocas intergeracionais e afetivas.
Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Crianças, adolescentes e idosos que se encontram nas situações de vulnerabilidade e risco social
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Rua Pedro Álvares Cabral, 829, Distrito de Gergelim, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE: 

Acompanhamento de famílias e indivíduos, realizado em grupos, de modo a garantir
aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com seu ciclo de vida, fortalecendo
os laços familiares e comunitários através de trocas intergeracionais e afetivas.
Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Crianças, adolescentes e idosos que se encontram nas situações de vulnerabilidade e risco social.
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer no endereço abaixo:
Rua Luiz Lopes de Carvalho, S/N, Distrito de Rancharia, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA: 

Não há custo.

FINALIDADE:

Acompanhamento de famílias e indivíduos, realizado em grupos, de modo a garantir
aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com seu ciclo de vida, fortalecendo
os laços familiares e comunitários através de trocas intergeracionais e afetivas.
Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Crianças, adolescentes e idosos que se encontram nas situações de vulnerabilidade e risco social.
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Rua São João, 680, Distrito de Nascente, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE: 

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e
como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 

Pré-requisitos: Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
Possuem renda mensal familiar total de até três salários mínimos;
Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
Para pessoas dos programas e benefícios dos governos federal, estadual e municipal.
Documentos: RG ,CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, número do telefone, certidões necessárias (casamento, nascimento), procuração ou termo de curatela caso se enquadre nesse requisito.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer a Central de Atendimento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família de Araripina – PE, Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, centro, Araripina/PE. Ou nos locais de atendimento abaixo:
Rua São João, 680, Nascente e Rua São Francisco, 601, Distrito de Lagoa Do Barro.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 14h.
Agendamento prévio: Através do WhatsApp: (87) 98149-6167.
Prazo para atendimento: Foram adotadas medidas de prevenção ao covid-19 com redução de vagas pra evitar aglomerações, sendo necessário o agendamento através do WhatsApp: (87) 98149-6167.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial ou por meio do WhatsApp: (87) 98149-6167, de segunda a sexta das 08h as 14h.
Registro no CADÚNICO pela internet: Pela internet, só é possível acessar os dados de quem já é cadastrado. A inscrição no CadÚnico precisa ser presencial.

QUANTO CUSTA: 

Não há custo.

FINALIDADE: 

Acompanhamento de famílias e indivíduos, realizado em grupos, de modo a garantir
aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com seu ciclo de vida, fortalecendo
os laços familiares e comunitários através de trocas intergeracionais e afetivas.
Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 

Pré-requisitos: Crianças, adolescentes e idosos que se encontram nas situações de vulnerabilidade e risco social.
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (NIS).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO): 

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Escola Sítio Flamengo, Zona Rual, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Sábado e domingo de 08h às 14h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA: 

Não há custo.

FINALIDADE:

Garante a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou
mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade. Nos dois casos, o cidadão que
pleiteia o benefício deve comprovar não possuir meios de se sustentar ou de ser
sustentado pela família.
Serve para pessoas que tenham algum tipo de impedimento de longo prazo, seja ele de
natureza física, mental, sensorial ou intelectual, e que comprove não possuir nenhum
meio de sustento próprio ou de familiares.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 

Pré-requisitos: Pessoas que tenham algum tipo de impedimento de longo prazo, seja ele de natureza física, mental, sensorial ou intelectual, e que comprove não possuir nenhum meio de sustento próprio ou de familiares.
Para isso é preciso ter renda mensal bruta familiar per capita inferior a 1/4 (um quarto)
ou 25% do salário mínimo atual. Ou seja, é preciso somar o valor de todos os
rendimentos da casa e dividir pela quantidade de pessoas – sendo que o valor de cada
pessoa deve ser inferior a 25%.
DOCUMENTOS:
DO REQUERENTE – PESSOA COM DEFICIÊNCIA: RG, CPF, certidão de
casamento, certidão de nascimento, Carteira de Trabalho, laudos e exames médicos que
comprovem a deficiência, comprovante de residência, folha resumo do Cadastro Único
atualizada.
DO REQUERENTE – IDOSO: RG, CPF, certidão de casamento, Carteira de
Trabalho, comprovante de residência, folha resumo do Cadastro Único atualizada.
OBS: Necessário apresentar documentação pessoal de todos os componentes do grupo
familiar.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

As pessoas que se enquadrem nos critérios informados acima, deverão se dirigir ao
CRAS mais próximo:
CRAS I – CAVALETE: Rua Júlio Valdevino, s/n, Cavalete I – Araripina/PE
CRAS MARIA COELHO DANTAS: Rua Ana Ramos Lacerda, s/n, centro,
Araripina/PE
CRAS JÚLIA LOPES ELÓI: Avenida Central, 213, Distrito de Morais, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA: 

Não há custo.

FINALIDADE: 

Promove o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando
sua família e seu contexto de vida.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social.
DOCUMENTOS:
DO CUIDADOR e GESTANTE: RG, CPF do responsável, Número de Identificação
Social – NIS, certidão de nascimento, comprovante de residência;
CRIANÇAS DE 0 A 06 ANOS C/ BPC: RG, CPF do responsável, Número de
Identificação Social – NIS, certidão de nascimento, comprovante de residência e laudo
médico com o CID.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer a uma das sedes abaixo:
CRAS I – CAVALETE: Rua Júlio Valdevino, s/n, Cavalete I – Araripina/PE
CRAS MARIA COELHO DANTAS: Rua Ana Ramos Lacerda, s/n, centro,
Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 17h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Não há prazo.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA: 

Não há custo.

FINALIDADE: 

O Núcleo de Assistência Judiciária – NAJ é um órgão ligado à Prefeitura de Araripina,
por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que presta assistência jurídica
gratuita aos araripinenses de baixa renda que necessitam dos serviços de um advogado,
acompanhando toda a tramitação do processo.
O NAJ atua nas áreas Consultoria Jurídica, Divórcio litigioso e Consensual, Ação de
alimentos, Guarda, Adoção, Acordo de Alimentos Extrajudicial, Tutela, Curatela e
Interdição e Crimes de Menor Potencial Ofensivo.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pré-requisitos: Pessoas de baixa renda que necessitem de atendimento jurídico.
Documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência, contatos telefônicos e certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos e das partes (caso tenha).

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, centro, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 14h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Presencial.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

FINALIDADE: 

O Procon funciona para garantir o direito do consumidor, protegendo, educando e
orientando. Além disso, fiscaliza as relações de consumo e aplica sanções, quando
necessário.

PRÉ-REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 

Pré-requisitos: Pessoas que necessitem de atendimento para reclamações consumeristas, com o intuito de sanar qualquer tipo de dano ao consumidor lesado.
Documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, contatos telefônicos e documentos referentes ao dano.

COMO SOLICITAR O SERVIÇO (PASSO A PASSO):

O cidadão que precisar realizar o serviço deverá comparecer ao endereço abaixo:
Rua Francisco Ramos Nogueira, 199, centro, Araripina/PE
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta de 08h às 12h.
Agendamento prévio: Não há.
Prazo para atendimento: Imediato.
Formas de acompanhamento da solicitação: Através do site: www.procon.pe.gov.br.

QUANTO CUSTA:

Não há custo.

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