Começa nesta segunda-feira (23), em Araripina, a campanha de vacinação contra a gripe. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e no Centro de Saúde do município. O dia de mobilização nacional está marcado para o dia 12 de maio.

Pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto devem se vacinar. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, funcionários do sistema prisional, bem como portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. É preciso apresentar da caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

Influenza                        

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.