O sucesso da educação municipal de Araripina em 2017 fez com que a Secretaria de Educação prosseguisse, pelo segundo ano consecutivo, com o programa Mais Alfabetização e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Pnaic. Ambos os programas fazem parte da Política Nacional de Alfabetização, que tem como objetivo combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização.

O Mais Alfabetização foi criado para fortalecer e apoiar as unidades escolares nos processos de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O programa será implantado por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais e municipais de Educação mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC. Ao todo, 50 escolas da rede municipal de Araripina farão parte.

Desde terça (06) até esta sexta (09), acontece a primeira formação do Pnaic 2017/2018. O encontro é realizado por professores e coordenadores de 1º ao 3º ano. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras.