A Prefeitura de Araripina inaugurou nessa sexta-feira (28) a reforma e ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito de Gergelim. A unidade homenageia uma antiga moradora do distrito e recebeu o nome de Terezinha Batista de Siqueira Coelho. O evento contou com a presença do prefeito Raimundo Pimentel, do vice Bringel Filho, vereadores, secretário de Saúde, Álvaro Salvador, e da comunidade local. Na oportunidade, também foi entregue uma ambulância 0 km.

Com o investimento de mais de 100 mil reais, a prefeitura garante mais qualidade no acesso aos serviços de saúde para os moradores do distrito e comunidades próximas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão ampliados os atendimentos odontológicos, atendimentos em grupo, educação em saúde, pré-natal, puericultura, saúde do adolescente, do idoso, da mulher e do homem, saúde do trabalhador, doenças negligenciadas, Hiperdia –  cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, saúde mental, Programa Saúde na Escola e imunização. Pequenos procedimentos já são realizados na unidade, como, lavagem de ouvido, retirada de unhas e sinal, pequenas cirurgias e suturas.

O prefeito Raimundo Pimentel destacou a importância dessa obra para os moradores do distrito e de comunidades vizinhas e falou sobre a melhoria na saúde do município no seu governo. “A população de Gergelim vai ter acesso aos serviços de saúde num lugar amplo, mais bonito e organizado. Estamos transformando a saúde de Araripina! Infelizmente a nossa cidade foi muito maltratada num passado recente, mas agora o nosso povo tem o tratamento digno que merece”, finalizou o prefeito.

O novo espaço tem 17 salas, entre consultórios médico, odontológico, sala de vacina, sala de enfermagem, sala de curativo, arquivo, banheiros, auditório, almoxarifado. A equipe da unidade é composta por 20 profissionais dentre médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, recepcionista.

Fotos: Bruno Rostand / SECOM