A Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria de Saúde está intensificando ações de combate às muriçocas. Após concluir a carbonização hidrotermal no canal São Pedro, o trabalho está sendo realizado através de pulverizadores costais, coordenado pelas vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município.

A ação de “borrifação costal” é feita em terrenos baldios, prédios antigos e árvores – esconderijo diurno dos pernilongos. Essa medida serve para evitar a proliferação tanto da larva quanto do inseto adulto nos ambientes que não possuem manutenção diária. Vários bairros já foram atendidos e, segundo a Secretaria de Saúde, a previsão é que em duas semanas esse trabalho seja concluído em toda a cidade.

“Iniciamos a ação no canal São Pedro e agora estamos passando com o fumacê pelos bairros. Terminando essa etapa, voltaremos ao canal para fazer outros procedimentos. Já é possível identificar a diminuição do mosquito e o trabalho permanece até que consigamos reduzir ao máximo a quantidade deles”, disse a secretária de Saúde, Roberta Falcão.