A Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando, durante todo o mês de outubro, ações de estímulo à luta e prevenção contra o câncer de mama – Outubro Rosa. O ‘Dia D’ está marcado para esta quinta-feira (25), a partir das 8h, no Centro de Saúde Dr. José Araújo de Lima. Estão previstas palestras, apresentações artísticas, atividades físicas, consultas médicas e de enfermagem, exame clínico das mamas, exame preventivo, entre outros serviços. A ação é parceria entre a prefeitura e o Sesc Ler.

“O objetivo dessas ações é de chamar a atenção das pessoas para a prevenção do câncer de mama, doença que mais mata as mulheres no mundo. Estamos incentivando o autoexame das mamas, que através do toque ajuda a identificar o surgimento de cisto na região, o que pode ser um sinal de alerta para a mulher ir em busca de orientação médica”, disse Álvaro Salvador, secretário municipal de Saúde.

Projeções do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que cerca de 60 mil novos casos desta neoplasia devem surgir no País em 2018. O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.