A Prefeitura de Araripina através de três secretarias municipais está desde as primeiras ocorrências de chuva na noite de 30 de março, quinta-feira passada, prestando auxílio às famílias afetadas pelas enchentes que alagaram o bairro Zé Martins.

Emergencialmente, ainda na madrugada de quinta para sexta, as famílias foram retiradas do bairro e lavadas para áreas seguras, recebendo assistência com alimentos e água mineral.

No dia seguinte as equipes da secretaria de Obras e Infraestrutura iniciaram a limpeza das ruas e também das residências atingidas, além desta ação para reorganizar o bairro e retirar o entulho trazido pela água, a Secretaria de Saúde distribuiu hipoclorito de sódio, substância usada para purificar a água que foi acumulada das chuvas e serve para as atividades do lar. A Vigilância Sanitária também está presente na comunidade orientando para que as pessoas não consumam a água das chuvas, evitando assim doenças comuns ocasionadas pela ingestão de água poluída.

De maneira a garantir o apoio às famílias atingidas, a Secretaria de Desenvolvimento Social está dando completa assistência a 46 famílias que foram afetadas pela enchente. Cerca de 150 pessoas recebem água mineral e cestas básicas, e destas 46 famílias, 35 deixaram espontaneamente suas casas e foram levadas para residências seguras através dos alugueis sociais pagos pela prefeitura.

As ações integradas das secretarias permitiram aos moradores o máximo de apoio no momento emergencial e, após a noite de quinta-feira, as famílias desabrigadas estão tendo total acolhimento.