Foi lançado na manhã desta quarta-feira (17) pela Prefeitura de Araripina e Secretaria Municipal de Saúde o programa ‘Araripina Sorridente’ – parceria com o Ministério da Saúde – que visa oferecer tratamento odontológico especializado no município atendendo a população de baixa renda que necessita da implantação de prótese dentária total ou parcial.

Durante o ato, foram contemplados os primeiros 25 pacientes que haviam feito a moldagem. Os pacientes fazem todos os processos clínicos nas Unidades de Saúde e, aqueles que necessitam das próteses, são encaminhados para o Laboratório Regional de Próteses Dentárias (LRPD), onde é realizada a moldagem e execução da prótese. O laboratório funciona, temporariamente, na ESF Alto da Boa Vista II, na avenida Perimetral, enquanto está sendo finalizada a obra do novo laboratório no Centro de Saúde Dr. José Araújo de Lima.

Segundo o prefeito Raimundo Pimentel, apenas 27% das cidades brasileiras têm um programa como este. “Araripina amplia os investimentos em saúde. Estamos lançando hoje esse programa que vai devolver a muita gente a autoestima, o sorriso e, principalmente, a saúde bucal. Estamos entregando, também, dez novos gabinetes odontológicos e aparelhos de ultrassom dentário”, finalizou.

Além do prefeito Pimentel, participaram do evento a primeira-dama Dra. Socorro, a secretária de Saúde, Roberta Falcão, o coordenador de Saúde Bucal, Alexandro Grande, as Auxiliares de Saúde Bucal Cida Lima e Eliane Delmondes, além de dentistas, Agentes Comunitários de Saúde e servidores da secretaria.