Durante todo o mês, a Prefeitura de Araripina vem realizando uma programação especial para a campanha ‘Outubro Rosa’ com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Nesta quarta-feira (25), centenas de mulheres participaram de um encontro promovido pela Secretaria Executiva da Mulher na Associação dos Agentes Comunitários de Saúde.

Foram ministradas palestras sobre a Saúde da Mulher, com a médica ginecologista Cristiane Monteiro, e os direitos das mulheres portadoras de câncer e outras doenças, com a advogada e secretária da Mulher de Araripina, Gabriela Reis. Também houve distribuição de brindes.

O câncer de mama é um dos tipos mais comum, especialmente nas mulheres, em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, cerca 58 mil novos casos surgiram entre 2016 e 2017. Embora a grande maioria desconheça, o câncer de mama não é uma doença exclusiva do público feminino. Dados de 2013 INCA registraram 14.388 mortes decorrentes da doença, sendo 14.026 em mulheres e 181 em homens.

Para Gabriela Reis, o evento teve como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. “A Secretaria da Mulher de Araripina e todas as secretarias municipais, em especial a de Saúde, vêm desenvolvendo durante todo este mês um trabalho voltado à conscientização para a prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. É importante que as mulheres façam o exame e previnam-se contra a doença”, finalizou.

Fotos: Bruno Rostand / SECOM