Moradores do bairro Zé Martins assistiram na última sexta-feira (24) a uma palestra alertando para os cuidados e prevenção do câncer de próstata. A ação, realizada na Estratégia de Saúde da Família, foi promovida pela Secretaria de Saúde em alusão ao Novembro Azul – mês de combate ao câncer que mata um homem a cada 36 minutos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O médico urologista e professor, Dr. Luis Carlos Feitosa, falou da importância do exame, os sintomas e lembrou de aspectos importantes para a prevenção: manter o peso, fazer exercício físico, evitar alimentos gordurosos e com muito açúcar.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

Ainda de acordo com a SBU, a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. Homens negros têm até 60% mais chances de ter a doença. A indicação é que os homens procurem um médico especializado para monitorar sua saúde e detectar a doença a partir dos 50 anos. Negros ou aqueles com parentes em primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Além da comunidade, participaram o vice-prefeito Bringel Filho, os secretários de Saúde e Finanças, Álvaro Salvador e Sinval Ferreira, respectivamente, os ex-prefeitos Valmir e Dionéia Lacerda e a médica da unidade Neyara Lacerda.

Fotos: Bruno Rostand / SECOM