O matadouro público está em pleno funcionamento após a ação da Prefeitura de Araripina que fez uma série de intervenções como a reforma em toda a estrutura física, a manutenção dos equipamentos para evitar contato humano com a carne e também todo o apoio para os trabalhadores através dos equipamentos de proteção individual.

O espaço havia sido interditado pela Justiça em 2014 por infringir diversas leis dentre elas as más condições sanitárias e de higiene que estavam colocando em risco a saúde da população de Araripina. À época, o Ministério Público, a Adrago e a Vigilância Sanitária fizeram várias inspeções e, por fim, decidiram fechar o local.

Em 2017, assim que assumiu a administração municipal, o prefeito Raimundo Pimentel iniciou as negociações com os órgãos fiscalizadores para a reabertura do matadouro localizado na Vila Santa Maria e também protocolou o projeto de um novo matadouro regional junto ao Ministério da Agricultura. Após a prefeitura cumprir as exigências acordadas entre o município, o MPPE e Adagro, o espaço foi reaberto pela Justiça e está em pleno funcionamento.

De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, agora a população pode ficar tranquila, pois está consumindo carne com inspeção dos órgãos competentes e certificada pela Vigilância Sanitária. “O matadouro público foi mais uma herança negativa da gestão passada que com o trabalho da nossa equipe foi possível resolver. Com muita dedicação e esforço estamos resolvendo os problemas da cidade e mostrando para a população que estamos firmes nos desafios que aparecem”, destacou.