O Prefeito

José Raimundo Pimentel do Espírito Santo é médico do sistema público de saúde há mais de 20 anos e foi três vezes deputado estadual de Pernambuco (2003 a 2014). Em 2016, foi eleito prefeito de Araripina/PE com 18.332 votos (43,08%) e reeleito em 2020 com 23.350 votos (54,60%), se tornando o prefeito mais votado da história do município.

Quando deputado, Pimentel foi presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça e presidente da Comissão de Administração Pública. Presidiu, também, as Comissões que acompanharam as obras da Transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina. Foi suplente da Comissão de Educação e Cultura, Comissão Meio Ambiente e Comissão de Saúde e Assistência Social; Foi Presidente da Comissão de Ética Parlamentar, titular da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática; Presidiu a CPI que ajudou a colocar na cadeia todos os envolvidos no esquema do tráfico de órgãos em Pernambuco, em 2003, e, ainda, dirigiu os trabalhos da Comissão Especial que estudou a carência de leitos de UTI nos hospitais públicos de Pernambuco. Pimentel esteve à frente, também, dos trabalhos da Comissão Especial que acompanhou ações de desenvolvimento do Semiárido pernambucano e foi membro da CPI da Celpe em 2007.

Em decorrência da sua grande atuação parlamentar, Raimundo Pimentel recebeu o Prêmio ILADH de Direitos Humanos, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, do CPRH, pelas ações em defesa do Arquipélago de Fernando de Noronha; recebeu, também, o Prêmio Leão do Norte de Desenvolvimento Econômico, pelo projeto do uso da mamona como combustível alternativo; Importante registrar que foi autor do Projeto de Lei que destina a madeira oriunda da supressão da vegetação nas obras da transposição do São Francisco para as empresas do polo gesseiro do Araripe.

De 2017 a 2020, no seu primeiro mandato como prefeito de Araripina/PE, promoveu o reequilíbrio das contas públicas mantendo rigorosamente em dia o pagamento dos salários dos servidores municipais, conseguiu, pela primeira vez na história administrativa do município, limpar o nome da prefeitura e fazer convênios federais. A sua gestão foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado como uma das mais transparentes de Pernambuco.

Na área da educação inaugurou diversas escolas nucleadas, modernizou a frota do transporte escolar e fez com que a merenda escolar de Araripina fosse premiada duas vezes pelo Ministério da Educação como uma das melhores do Brasil. Elevou a nota do IDEB séries iniciais de 4,2 (2015) para 4,9 (2020).

A saúde também é prioridade com a ampliação para 22 postos de saúde, a conclusão e funcionamento da UPA 24h, a reforma e ampliação do Centro de Saúde Dr. José Araújo de Lima e a garantia de ambulâncias em todos os distritos, e também do Transporte Fora do Domicílio (TFD) e Casa de Apoio na capital Recife.

Promoveu o maior programa de pavimentação da história do município em parceria com a Codevasf. Foram centenas de ruas e avenidas que receberam pavimentação em asfalto e bairros completos que receberam calçamento.

No seu segundo mandato, os desafios são o equilíbrio do Fundo de Previdência Municipal (ArariPrev), a conclusão do projeto de esgotamento sanitário e a continuidade do programa de pavimentação para os distritos e demais bairros da cidade.

Fale com o Prefeito

Entrar em contato