Mais de 400 alunos participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Araripina. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (12), na quadra da Autarquia Educacional do Araripe (Aeda), quando os estudantes de sete escolas municipais receberam o certificado do curso. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar de Pernambuco.

O objetivo é orientar crianças, adolescentes, jovens e os pais sobre os riscos das drogas, álcool e violência, além de mostrar os valores éticos da vida do cidadão. O Proerd foi implantado no Brasil em 1992 e passou a funcionar em todas as capitais do país, sendo levado também para as cidades do interior.

Além do comando do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) e da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM), a formatura teve a participação de autoridades políticas, representantes da educação da rede municipal, da banda Maestro Álvaro Campos e a comunidade em geral.

Durante a cerimônia os instrutores premiaram os alunos que se destacaram com as melhores redações e por bom comportamento durante as instruções.

O prefeito Raimundo Pimentel falou da importância do Proerd no trabalho de prevenção às drogas e o cuidado com as crianças. “Esse programa tem um papel de destaque nas políticas de combate às drogas, principalmente no ambiente escolar. Com o Proerd, os estudantes também aprendem a ter disciplina, ética, moral e respeito. Quero parabenizar a todos os envolvidos”, finalizou.

“Esse é um projeto de extrema importância para a construção de uma sociedade livre das drogas, pois começa a combater o mal pela raiz ao trabalhar com crianças, que ao receber a informação multiplicar com os demais membros da família”, disse Possídia Carvalho – secretária municipal de Educação.

Mirele Aparecida de Santos Lacerda, aluna do ​5º ano da escola Antonieta Salatiel, foi uma das participantes, que além do certificado, recebeu também o prêmio pela melhor redação de sua turma. De acordo com ela, as informações que recebeu durante o curso ela levará para toda a vida. “Aprendi coisa que nunca tinha ouvido falar sobre as drogas, mas agora que sei farei um esforço para não esquecer tão cedo”, revela.

Álbum completo do evento: https://www.flickr.com/photos/[email protected]/albums/72157690258554534

Fotos: Bruno Rostand / SECOM