A Prefeitura de Araripina e a Unidade do Sebrae Sertão do Araripe promoveram nesta quinta-feira (22) uma capacitação para estimular a adesão ao Microempreendedor Individual – MEI. A iniciativa visa estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia local, assim como diminuir os gastos operacionais na contratação de serviços para o município, conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado.

No treinamento estavam presentes os interessados em participar do processo licitatório para prestação de serviços de transporte escolar para a Secretaria de Educação. A Procuradoria Municipal, através da Procuradora-Geral, Priscila Bandeira, e técnicos do Sebrae, explicaram sobre a formação dos preços e a documentação necessária para aderir ao MEI, como também para a participação nas licitações.

Em 2017, também em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Araripina estimulou a formalização de agricultores e associações rurais para participarem das licitações para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar dos mais de 13 mil alunos.

Além de estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia local, as iniciativas de contratação do microempreendedor individual diminuem os custos operacionais, gerando assim economia no uso do gasto público que é direcionado para outras áreas, especialmente a infraestrutura urbana e rural.

Fotos: Bruno Rostand / SECOM