Cerca de 500 professores da rede municipal de Araripina participaram nesta quinta-feira (16) do Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) promovido pela Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria de Educação. A atividade visa garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos. Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, a média nacional de crianças não alfabetizadas até a idade é de 15,2% no país.

Após a abertura, os professores assistiram à apresentação do Pnaic 2017 e a uma palestra motivacional ministrada por Giordany Andrade. O novo Pnaic deste ano incluirá além do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, as turmas da Educação Infantil e o programa Novo Mais Educação (PNME).

Para a secretária de Educação, Possídia Carvalho, essas novas formas de trabalhar a alfabetização vêm a somar com as práticas de todos os professores para vencer as dificuldades de aprendizagem encontrados nas salas de aula, a exemplo da dislexia.

O prefeito Raimundo Pimentel falou sobre o trabalho que vem sendo realizado no município na área da educação citando a construção e reforma de escolas, merenda e transporte de qualidade. “Esse pacto que nós estamos firmando hoje com o Pnaic é um pacto com o olhar para o futuro dessas crianças. Tenho certeza que os nossos professores vão dar a resposta adequada a esse trabalho”, concluiu.

Além do prefeito Pimentel e da secretária Possídia, participaram do evento a deputada estadual Socorro Pimentel, o presidente da Câmara Municipal, Evilásio Mateus; a secretária-adjunta de Educação, Francisca Alencar; e a coordenadora local do Pnaic, Monalisa Borges.

Foto: Bruno Rostand / SECOM