O município de Araripina recebeu, nesta segunda-feira (08), a Caravana da Saúde Bucal – promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A programação começou às 8h30 no Centro Tecnológico e contou com as palestras ‘Atendimento a pacientes com necessidades especiais’, com Adelmo Aragão Neto e ‘Emergência na Atenção Básica’, com Belmiro Vasconcelos. À tarde, na Vila Bringel, foi realizada a ação social ‘Vivendo e promovendo a saúde bucal’, voltada para orientação da comunidade.

Araripina Sorridente

Durante o seu discurso, a secretária de Saúde destacou o programa ‘Araripina Sorridente’, lançado no início deste ano pela Secretaria Municipal de Saúde que oferece tratamento odontológico especializado no município atendendo a população de baixa renda que necessita da implantação de prótese dentária total ou parcial.

“Por determinação do prefeito Raimundo Pimentel, a nossa equipe tem trabalhado muito para ampliar o atendimento odontológico no município. Todos os PSF’s com dentistas e o programa ‘Araripina Sorridente’ são alguns dos exemplos do esforço dessa gestão em devolver às pessoas a autoestima, o sorriso e, principalmente, a saúde bucal. Com o programa, os pacientes fazem todos os processos clínicos nas Unidades de Saúde e, aqueles que necessitam das próteses, são encaminhados para o Laboratório Regional de Próteses Dentárias (LRPD) onde é realizada a moldagem e execução da prótese. O laboratório funciona, temporariamente, na ESF Alto da Boa Vista II, na avenida Perimetral, enquanto está sendo finalizada a obra do novo laboratório no Centro de Saúde Dr. José Araújo de Lima”, disse Roberta.

Além da secretária Roberta, participaram também Joelma Rodrigues – gerente da IX Gerência Regional de Saúde (Geres); Eduardo Vasconcelos – presidente do CRO-PE; Denise Diniz – delegada do CRO-PE pela IX Geres; Alexandro Grande – coordenador de Saúde Bucal de Araripina; Mariana Araújo – coordenadora municipal da Atenção Básica, além de cirurgiões-dentistas de vários municípios da região.