A Secretaria de Saúde de Araripina inicia nesta quarta-feira (10) a Campanha de Vacinação contra a gripe. Até o dia 31 de maio, a UPA e todas as unidades básicas estarão vacinando as pessoas do grupo prioritário. O “Dia D” da campanha está marcado para 4 de maio.

Nesta primeira fase, serão priorizadas pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha do grupo prioritário segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, segundo o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

Trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. A vacina é contraindicada apenas para pessoas que têm alergia a ovo e para aquelas que apresentaram alguma reação adversa em doses anteriores. Nos casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves, é recomendado que a vacinação seja adiada.

Profissionais das redes públicas e privadas de educação e de saúde devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.