Olá! Seja bem-vindo(a) a nossa biblioteca virtual. Aqui iremos disponibilizar subsídios de ensino aprendizagem e temos como objetivo despertar novas possibilidades para a leitura. Esperamos que seja contagiante essa experiência singular! Boa leitura!

Baixe aqui – Coletânea de Adivinhas

Uma série de Advinhas para interagir, brincar e tornar lúdico o ensino-aprendizagem. Baixe e divirta-se aprendendo e ensinando.

Baixe aqui – Álbum de Parlendas

As parlendas são  rimas infantis, em versos de cinco ou seis sílabas, para divertir, ajudar a memorizar, ou escolher quem fará tal ou qual brinquedo (dicionário Aurélio). Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Disponibilizamos um modelo para que você se inspire e contagie!

Baixe aqui – Coletânea de Trava Linguas

As parlendas são  rimas infantis, em versos de cinco ou seis sílabas, para divertir, ajudar a memorizar, ou escolher quem fará tal ou qual brinquedo (dicionário Aurélio). Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão.

Quer aprender a elaborar itens de prova melhores?

O livro digital “Guia Prático de Elaboração de Itens” é uma publicação digital gratuita feita com todo carinho pelo pessoal do QEdu que ensina tudo que você precisa saber sobre como elaborar bons itens.

Com este material, você vai aprender:

  • O que é um item?
  • Como saber se um item é bom?
  • Estrutura do item de múltipla escolha
  • Matriz de Referência
  • Competências e Habilidades
  • Tópicos, Temas e Descritores

Baixe o livro digital gratuitamente agora mesmo!

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Este instrumento foi elaborado com base em elementos da qualidade da escola: as dimensões. São sete dimensões: ambiente educativo, prática pedagógica, avaliação, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, espaço físico escolar e, por fim, acesso, permanência e sucesso na escola. Ou seja, a qualidade da escola envolve essas dimensões, mas certamente deve haver outras. Cada uma dessas dimensões é constituída por um grupo de indicadores. Os indicadores, por sua vez, são avaliados por perguntas a serem respondidas coletivamente. A resposta a essas perguntas permite à comunidade escolar avaliar a qualidade da escola quanto àquele indicador, se a situação é boa, média ou ruim. A avaliação dos indicadores leva à avaliação da dimensão.

Nossa proposta é de que os participantes da comunidade escolar sejam divididos em grupos por dimensões. Se houver número suficiente de pessoas, cada grupo pode se encarregar de uma dimensão. Caso contrário, um mesmo grupo pode trabalhar com duas ou três dimensões. É conveniente que os grupos não tenham mais de trinta pessoas, para viabilizar a participação de todos na discussão. Cada grupo deve ser composto por representantes dos vários segmentos da comunidade escolar e eleger um coordenador e um relator. O coordenador cuidará para que todas as perguntas sejam respondidas, buscando chegar a consensos sobre a situação da escola em relação aos indicadores ou identificando as opiniões conflitantes quando não for possível chegar a um consenso. O relator será responsável por tomar nota e expor na plenária o resultado da discussão do grupo.

O papel do Coordenador Pedagógico

“O papel do coordenador pedagógico” é uma publicação digital gratuita feita com todo carinho pelo pessoal do QEdu que ensina tudo que você precisa saber sobre as principais funções e atribuições desse profissional tão importante para o pleno funcionamento da escola.

Com este material, você vai aprender:

  • O que é o coordenador pedagógico e sua função na escola
  • Como o coordenador pedagógico pode observar a sala de aula
  • 7 passos para o coordenador pedagógico planejar reuniões com professores
  • O papel do coordenador pedagógico nas avaliações do aprendizado

O papel do coordenador pedagógico