Durante toda a semana, as escolas municipais de Araripina realizaram diversas ações alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência. A Escola José Neri de Oliveira, no Alto da Boa Vista, encerrou as comemorações nesta sexta (25), com uma linda apresentação da garotada do infantil II, a dança da Galinha Pintadinha em libras. Além disso, entre segunda e sexta, os professores trabalharam com os alunos a produção de textos, teatro, ações de conscientização e exibição de filmes, como “Porque Heloísa” – que conta a história de uma cadeirante que tem paralisia cerebral, “A diferença é que nos une” e “Tamara, a menina bailarina” – mostrando a história de uma menina com problema de surdez. Os filmes mostraram aos estudantes a importância do respeito ao próximo e da abolição à discriminação.

Todas as ações foram acompanhadas pela professora Leonarda Carvalho, a monitora do programa Mais Educação Isa Lima, a diretora da Escola José Neri, Erasma Andrade, e a coordenadora Pedagógica Maria Vilma. A representante da Secretaria de Educação Ceiça Souza também participou do encerramento da semana comemorativa.

Para a professora Leonarda, a semana voltada à pessoa com deficiência é fundamental, pois na escola onde ensina ao infantil II, têm crianças com algum tipo de deficiência. “A acessibilidade é um passo importante, mas a escola precisa fazer a parte dela e trabalhar de forma especial essas crianças para o desenvolvimento do seu aprendizado. Concluo citando uma frase da peça teatral Vozes da Consciência: “Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”.

 

 

Fotos: Rafael Diniz / SECOM

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.