Alunos da Escola Municipal Eduardo de Souza Carvalho participaram nesta quarta-feira (06) de uma aula de campo na Verdelândia sobre os biomas brasileiros – em especial a caatinga, bioma da região do Araripe – e as vegetações nativa, frutíferas e ornamentais do sertão pernambucano. A caatinga apresenta temperaturas elevadas com secas longas, dessa forma possuindo um clima semiárido. A vegetação predominante da caatinga possui adaptação contra perda de água, como presença de espinhos nas cactáceas, e reserva de água, como ocorre no juazeiro, por exemplo.

Toda essa ação faz parte do trabalho da equipe do setor educacional da Agência Municipal de Meio Ambiente de Araripina – AMMA e da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), que ao longo deste ano já estiveram em mais de 30 escolas municipais ensinando aos alunos, na prática, a importância da preservação do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e da coleta seletiva do lixo.

O responsável pela palestra foi o engenheiro agrônomo Gerson Batista e contou com a participação do ​analista ambiental da AMMA, Marquel Jacob, a diretora de departamento de educação e monitoramento ambiental da agência, Gilmara Pinho; Rubensmário Nery e Naloylde Matias, coordenador e monitora do IDC, respectivamente, além de professores.

Fotos: Bruno Rostand / SECOM