Realizar mudanças é uma característica regular na história da humanidade. Tecnologia, modos de produção, educação, meios de transporte, organização das cidades, fontes de energia, meios de comunicação sofreram alterações no decorrer da história. Entretanto, o traço distintivo de nossa época é que as transformações ocorrem em uma velocidade cada vez maior, produzindo fluidez, flexibilidade e mudanças constantes nas estruturas econômicas e sociais. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem como a leitura e a escrita, a expressão oral, o cálculo, a solução de problemas, quanto os conteúdos básicos da aprendizagem como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, necessários para que os seres humanos possam sobreviver, desenvolver plenamente suas potencialidades, viver, e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento melhorar a qualidade de vida, tomar decisões fundamentadas e continuar aprendendo.

A Matriz Curricular do Município foi reelaborada e unificada, com o objetivo de possibilitar um padrão comum de trabalho às escolas do sistema Municipal. Comtempla orientações e sugestões que podem contribuir para a prática em sala de aula. Este documento organiza-se em eixos, capacidades, conteúdos, detalhamento e abordagem por bimestre que orientam os planejamentos pedagógicos nas unidades escolares, bem como, a seleção e estruturação dos conhecimentos, as metodologias e também a avaliação, levando em consideração as condições do estudante.

É por essa razão que nós, Secretaria Municipal de Educação de Araripina, esperamos que a unificação da Matriz Curricular do nosso Município, revisada e reelaborada por nossos professores, autores do conhecimento, contribua para ampliar, enriquecer e tornar prazeroso o espaço de nossas escolas.

Apresentação do ALFALETRANDO

Acesse aqui.

Calendário Escolar 2018

Disponível calendário escolar da rede municipal. Acesse aqui.

Matriz Curricular do Município

Acesse aqui.