Premiada duas vezes pelo Ministério da Educação (2018 e 2019), a merenda escolar dos mais de 13 mil alunos da rede municipal de ensino é composta por itens produzidos pelos agricultores e agricultoras da zona rural de Araripina. A parceria entre a Secretaria de Educação e os homens e mulheres do campo é uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Araripina desde 2017.

Para que a qualidade na alimentação escolar seja mantida, a Secretaria de Educação abriu a chamada pública nº 001/2019 para a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e empreendedores rurais. Ao todo são 22 itens que serão comprados dos produtores rurais de Araripina: abóbora, alface, batata doce, beterraba, carne caprina e ovina serrada e congelada, cebola, cebolinha, cenoura, coentro, couve folha, farinha de mandioca, galinha caipira congelada, goiaba, macaxeira, mamão, maracujá, mel de abelha, pão de ló, pimentão, tomate e feijão de corda.

Os fornecedores interessados em participar da chamada pública devem apresentar a documentação necessária no dia 25 de junho às 8h30 na sede da Secretaria de Educação na rua Cordeiro Severo dos Santos, nº 57 juntamente com as amostras dos produtos que serão analisadas pela equipe de nutrição da secretaria.

De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, desde 2017 os agricultores e agricultoras de Araripina têm um grande cliente para venderem seus produtos. “Em dois anos nós resgatamos a economia rural dando total incentivo aos produtos oriundos da agricultura familiar. Os produtores recebem rigorosamente em dia e podem se planejar para fornecer os alimentos que colocaram Araripina como uma das 20 melhores cidades do Brasil em merenda escolar nos anos de 2018 e 2019. Essa premiação nos enche de orgulho por tudo que representa: fomento à agricultura familiar, aumento da renda no campo, comida de qualidade para os nossos alunos. É algo a sempre ser lembrado, pois os pais sabem como era a merenda escolar antes da gente assumir a prefeitura”, destacou.

Os documentos exigidos estão no edital disponível no arquivo abaixo.