A Prefeitura de Araripina em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizou na última sexta-feira (20) a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mulher e Democracia: uma agenda de luta por direitos iguais”.

Segundo a Secretaria da Mulher de Araripina, Gabriela Reis, já haviam sido realizadas outras cinco pré-conferências nos distritos do Morais, Rancharia, Lagoa do Barro, Gergelim/Nascente e Serrânia. “O objetivo das conferências foi discutir, elaborar e fortalecer as políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero e tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres araripinenses”, disse.

Além de apresentações culturais de xaxado, balé e da banda Maestro Álvaro Campos, o evento também contou com as palestras da delegada regional de Polícia Civil, Kathiana Muniz, com o tema: o enfrentamento da violência doméstica no município de Araripina; e da consultora do Sebrae/PE, Mariza, que falou sobre Empreendedorismo.

Durante a conferência, os participantes puderam visitar a Exposição Itinerante ‘Direitos Iguais: a mulher e sua luta ao longo do tempo’, que conta a história de 25 mulheres que lutaram ou ainda hoje lutam pela igualdade e direitos, a exemplo de Maria da Penha, Bárbara de Alencar, Madre Teresa de Calcutá e Malala. A exposição vai percorrer todas as escolas municipais nas próximas semanas.

Participaram do evento o prefeito Raimundo Pimentel, a primeira-dama Dra. Socorro, as secretárias da Mulher, Gabriela Reis, e de Saúde, Roberta Falcão, os vereadores Evilásio Mateus (presidente da Câmara) e Camila Modesto, a delegada regional da Polícia Civil, Kathiana Muniz, e a gerente do Sebrae/PE Sertão do Araripina, Lucélia Barros.