A Secretaria Municipal de Saúde e o departamento de Vigilância Sanitária realizaram hoje (15), uma reunião para a reativação do Comitê Municipal de Arboviroses (Dengue, zika e chikungunya). Participaram do encontro representantes do Hospital e Maternidade Santa Maria, Câmara de Vereadores – representada pelo vereador João Erlan, IX Gerência Regional de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, igrejas e presidentes de associações.

O trabalho do comitê, que tem como objetivo principal controlar a incidência do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, tem previsão para iniciar as atividades no próximo mês, começando pela sede do município, em seguida, distritos e zona rural. Além de panfletagem, o comitê vai realizar mutirões limpeza, identificação dos focos do mosquito e ações de conscientização da população. Serão realizadas, também, palestras educativas nas escolas. Além da Secretaria de Saúde, as secretarias de Educação e de Obras e Infraestrutura também farão parte deste trabalho.

O diretor de Vigilância em Saúde, Caio Henrique, disse que é preciso sensibilizar a população no combate aos focos do mosquitos. “É importante que as pessoas alertem os familiares, vizinhos, para que trabalhem também no combate”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Álvaro Salvador, falou da importância do comitê e que a Secretaria de Saúde realiza o trabalho de combate ao mosquito continuamente, mas, com a reativação do comitê, as ações serão potencializadas. “Não podemos formar o comitê apenas por formar. É preciso mostrar as ações e trazer os resultados. E é isso que vamos fazer”, finalizou.

Fotos: Bruno Rostand/SECOM

Caio Henrique – Diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde